5 benefícios de contratar uma agência de publicidade

Muita gente acredita que os serviços de uma agência de publicidade são exclusivos para grandes marcas. Pelo contrário, as agências da maioria das cidades trabalha muito mais para pequenos negócios, que precisam de um suporte especializado para tirar suas ideias do papel e aumentar as vendas através do marketing. Uma agência de publicidade pode ajudar o empresário a alcançar mais clientes e de forma mais efetiva, sem ter que contratar diferentes profissionais internamente. A seguir, listamos as principais vantagens de contratar esse tipo de serviço para a sua empresa.

1. Equipe multidisciplinar

Quando a empresa contrata internamente um profissional de marketing, muito provavelmente ele terá conhecimentos mais generalizados sobre planejamento estratégico e ativação campanhas de publicidade. Na agência existe um verdadeiro time de profissionais capacitados nas mais diferentes áreas.

São perfis com expertise em planejamento, mídia, design, redação, métricas e outras áreas que, juntas, conseguem transformar planejamentos em ações com resultados palpáveis. Esse know-how conjunto das equipes das agências dificilmente poderá ser contratado de forma individualizada pelas pequenas empresas.

2. Planejamento estratégico

Dentre os perfis da agência de publicidade, uma das principais funções é a do planejamento. Por meio de entrevistas com o cliente, os profissionais de atendimento e planejamento da agência buscam compreender os problemas da empresa e as principais oportunidades a serem exploradas e, a partir disso, desenvolvem um planejamento de como será feito o trabalho de comunicação para o cliente.

Nesse planejamento de marketing entram as estratégias que serão exploradas, os principais objetivos da empresa com eles, as ferramentas de comunicação a serem usadas, o custo de execução de cada etapa, etc. Além da visão do todo e de organizar as metas, as agências mostram aos empresários a melhor forma de se chegar a cada objetivo, traçando um verdadeiro caminho a ser traçado em parceria.

3. Estudo de mídia

Outra grande vantagem das agências é a expertise de quais são os melhores canais para se comunicar com cada público. Dependendo do tipo de cliente de uma empresa, pode ser que não haja sentido em traçar uma estratégia ou outra. Para jovens, o marketing digital pode ser mais efetivo que spots no rádio, por exemplo. Tudo depende do estudo de mídia que a agência traçará a partir do planejamento estratégico.

Com a ajuda da agência, além de acertar o alvo, o empresário muitas vezes ainda economiza dinheiro, já que as agências, em geral, tem parcerias com os diferentes canais de comunicação (TV, rádio, sites, redes sociais, etc.) e pode facilitar pagamentos de anúncios.

4. Aumento da visibilidade

Por meio da equipe de design da agência de publicidade, a empresa também se beneficiará de trabalhos com identidade visual integrada, criando a “cara” da marca com as peças veiculadas em diferentes canais de comunicação. A agência pode, inclusive, ajudar a marca a se reposicionar no mercado, criar uma logo ou reestruturar seu público-alvo.

5. Análise de resultados

Outro fator crucial que é muito difícil de executar sem a ajuda de uma agência de publicidade é a mensuração dos resultados. Como saber quantas pessoas compraram na loja motivadas por um anúncio? Ou foram até ao seu bar porque viram a página no Facebook? Tudo isso é possível de medir, mas para isso é preciso de uma equipe especializada em métricas e análise de resultados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.